quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Stand by me, Nobody knows the way it's gonna be

Esse filme é um filme marcante da minha infância. Ele tem, afinal, muito bem dosadas as medidas que atraem o público, cativa e não se permite tornar cliché ou infantilizado. O roteiro é fantástico e cria esses personagens que são claramente sem idade. Neles podemos sentir a felicidade inconsequente, a melancolia de suas vidas pessoais, e também uma maturidade incomum. Esse mélange torna os personagens próximos um pouco de todos.
Particularmente, acho que o cenário de uma cidade pequena é opostamente tão opressora quanto o de uma cidade grande. O filme retrata ostensivamente os preconceitos projetados em cada um, que dá a cada ator seu papel e espera que ele e só ele seja interpretado. Daí surge o protagonista, dessa cobrança de ser alguém. O que o torna tão especial em relação aos demais é exatamente isso. Ele é, dentre todos os seus amigos, o único de quem se espera algo bom. E isso é claramente abordado como uma opressão tal qual as sofridas pelos demais.
Apesar de não ser realmente uma análise, mas não deixa de ser uma percepção notar que a gangue de Kiefer Sutherland seria a versão da gangue dos garotos segundo seus estereótipos. O filme tenta chegar próximo aos dramas pessoais de seus personagens mas sem parecer um resumo da vida em 2 horas. Trata então da forma usual no mundo real. Pouco se é falado e muito ou nem tanto sentido. A ingenuidade maior do filme é a de trazer a superação da imagem do irmão por Gordie com a criação de um perfil próprio de contador de histórias. Infelizmente, ou felizmente, o que cai muito bem na ficção não costuma acontecer na vida real, onde manter o sonho de infância como carreira é algo quase impensável (Graças a Deus, a meu ver).
De resto, não consegui ver a busca deles como algo além de um pretexto para uma jornada do que seria um auto-conhecimento. Não acho que o presunto tenha importância real na história. Inclusive é de se espantar como ele é tratado de forma tão natural. Sério! Não acho que crianças de verdade sairiam em busca de um defunto de boa como eles. Será que isso quer dizer algo?
A trilha sonora é ... não tenho palavras. Eu estou na época errada. Quanto à fotografia, não marcou muito, mas uma cena me chamou muito a atenção. A da imagem anexada. Pode ser besteira minha, mas não lembro de uma tomada estática com um zoom out tão distante dos personagens. Ficou muito legal.
Não poderia deixar passar em branco. O ano em que o filme foi feito foi, realmente, um ano em que muitas obras maravilhosas nasceram, não acham? lol

Listal: Mantive o 10.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário